O NOVA Compliance Lab

NOVA Compliance Lab (NCL) nasceu em 2019 no âmbito das atividades do CEDIS, centro de investigação da Nova School of Law (NSL), e é um dos seus Centros de Conhecimento. O objetivo do NCL é o desenvolvimento de conhecimento para diagnosticar melhor as falhas institucionais e operacionais que favorecem a corrupção e outras condutas indesejadas, a par da análise das medidas eficazes para sua prevenção. Para além da investigação, também desenvolverá atividades de formação, palestras, workshops, dentre outras. O NCL busca fazer a conexão entre a academia, os setores privado e público, e a sociedade civil, em um contexto de transmissão de conhecimento relativo à realidade portuguesa, brasileira e espanhola, dentre outras.


O Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS) é, desde sua criação em 2004, o núcleo da investigação na Nova School of Law. O CEDIS tem especial destaque na construção e promoção da investigação científica na área jurídica e na sua relação com as ciências sociais e humanas. Para mais informações, consulte o site.


A Nova School of Law (NSL) tem por um de seus princípios orientadores “constituir um polo inovador no desenvolvimento da ciência jurídica e no ensino do Direito em Portugal, mediante o progresso da investigação, a leccionação de novas disciplinas, o uso de novos métodos pedagógicos, e com o objectivo de dar resposta a novas exigências da formação profissional.” (Despacho n.º 164/ME/96 do Ministro da Educação). É nesse contexto que o NOVA Compliance Lab vem desenvolver suas atividades de investigação, já que o estudo do Compliance encontra-se em plena expansão em Portugal. Para saber mais sobre a NSL, consulte o site.


A Jurisnova, cujas atividades tiveram início no 1º trimestre de 2003, é a associação da Nova School of Law com objectivos pedagógicos e científicos, sem fins lucrativos e de natureza privada. Nos termos do artigos 2º dos seus estatutos, prevê-se que «constitui objecto da Jurisnova a promoção e a realização de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e estabeleçam e aprofundem os laços entre esta escola e a comunidade jurídica, o mundo empresarial e a administração pública, nos planos da investigação jurídica, do ensino, da formação e da divulgação do direito». Consulte aqui os cursos de Formação Especializada da Jurisnova.